A Cirurgia Bucomaxilofacial ou mais corretamente, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é uma especialidade odontológica que trata cirurgicamente as doenças da boca, maxilares dentes e estruturas faciais anexas, tais como: traumatismos (fraturas) e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos); disfunções das articulações têmporomandibulares (DTM) e dores orofaciais; cistos e tumores benignos; infecções faciais; e deformidades dos maxilares e da mandíbula (prognatismo e micrognatismo).
Dentes inclusos ou impactados
Um dente que falha em emergir ou ultrapassar totalmente o tecido gengival é denominado incluso. Geralmente isso acontece com os terceiros molares, também conhecidos como “dentes do siso”, porque eles são os últimos dentes a se desenvolver e erupcionar.
Problemas comuns estão associados aos dentes inclusos e impactados, como: edema (inchaço), dor e infecção da gengiva adjacente (periconorarite). Estes podem causar danos permanentes ao dente vizinho, à gengiva e ao tecido ósseo de suporte, e podem formar cistos ou tumores que podem destruir grandes porções da maxila ou mandíbula.
Prognatismo e Micrognatismo
Quando a maxila e/ou a mandíbula falham em crescer adequadamente, tanto dificuldades funcionais como psicológicas podem ocorrer. Esta anormalidade pode interferir na mastigação, na deglutição e na fala, resultando em respiração bucal crônica e dor. Dificuldades psicológicas que podem acompanhar esse tipo de problema também são considerações importantes.
Algumas dessas deformidades dentofaciais podem envolver somente o mau posicionamento dentário e pode ser corrigida através de aparelhos ortodônticos somente. Porém, problemas mais sérios podem requerer tratamento ortodôntico associado à cirurgia para movimentar a maxila e/ou a mandíbula para uma posição normal.
A cirurgia ortognática moverá tanto os dentes como a maxila e/ou mandíbula para uma posição mais equilibrada, saudável e funcional.
A correção dessas deformidades da mandíbula e maxila é realizada após a realização de exames, avaliação clínica e consulta com um ortodontista. Uma vez que a natureza exata da anomalia é determinada, a estratégia cirúrgica é planejada e o resultado pode ser previsto.
A cirurgia pode ser realizada em um hospital ou centro cirúrgico ambulatorial, sob anestesia geral ou sedação com anestesia local dependendo da necessidade do caso.
Entre em contato com a APIO para agendar uma avaliação:
E-mail: apioimplante01@hotmail.com
Telefone: (11) 2785-0766 / 2781-6266/ 97755-1550
WhatsApp: (11) 94784-4583
Ou preencha o formulário abaixo e envia uma mensagem: