Os simples prazeres da vida como se alimentar, sorrir e falar podem ser um grande problema para milhões de pessoas que sofrem com as perdas dos dentes permanentes. Porém, atualmente, mais e mais pessoas estão colocando um ponto final nestes problemas, optando pelos implantes dentários. A Implantodontia revolucionou o tratamento odontológico, pois ofereceu a estas pessoas a possibilidade de ter novamente os dentes.
Atualmente, o implante dentário é uma solução simples e acessível, com cirurgias rápidas e indolores na maioria dos casos.
Implantes Ósseo Integrados
Os implantes ósseo integrados são indicados quando já houve a perda do elemento dental ou quando este já se encontra condenado. Com a colocação de um ou mais pinos de titânio no local da perda, conseguimos reabilitar a região com coroas, próteses fixas (cimentadas ou parafusadas) e também próteses móveis.
Os implantes dentários estão indicados para quase todos os casos de ausência de dentes. As contra-indicações mais comuns são os casos em que os pacientes não possuem osso em quantidade e qualidade suficientes para a instalação do implante. Nestes casos há a necessidade de procedimentos de regeneração óssea para que seja indicado o tratamento com implantes.
O paciente que será submetido ao tratamento com implantes osseointegráveis passa por uma série de exames, visando diminuir as possibilidades de que o implante não se prenda ao osso (fique osseointegrado).
Carga Imediata
A técnica da carga imediata em implantes dentários tem como finalidade a diminuição do tempo de espera para a instalação da prótese definitiva, já que é um procedimento que visa, inicialmente, a instalação de uma prótese provisória.
A carga imediata proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados. Ela devolve a mastigação e a estética oral sem alterar o processo da ósseo-integração (união implante-osso).
Um ponto importante é que ela não pode ser utilizada em todos os casos, já que depende de condições específicas e favoráveis. Portanto, há a necessidade de planejarmos com critério seu caso de forma a obter o sucesso esperado.
Observação: O tempo decorrido até confecção da prótese final será discutido com o dentista e pode variar a cada caso.
Implantes sem Corte
Os implantes sem cortes ou cirurgia guiada são técnicas recentes, que permitem a colocação de um implante dentário sem corte na gengiva.
Como isso é possível? A resposta é simples: experiência e alta tecnologia.
A partir de uma tomografia computadorizada, podemos ter uma imagem virtual das arcadas. Este procedimento permite a colocação dos implantes nestas mesmas imagens, o que ajuda a definir previamente a correta posição dentro do osso.
Primeiro é preciso entender que essa técnica é quase exclusiva para pacientes que usam a famosa dentadura e querem fixar seus dentes em implantes; para aqueles que estão em vias de perder todos os dentes; ou apresentam poucos dentes em condições de tratamento.
Esta técnica é normalmente utilizada nos casos de paciente sem nenhum dente ou em pessoas que usam a dentadura e querem trocar pela prótese fixa apoiada em implantes.
Pacientes que possuem dentes muito comprometidos e querem algo mais durável e seguro também podem optar por essa técnica, porém é necessário fazer um preparo antes do procedimento. Ele consiste na remoção de todos os dentes e na colocação de uma prótese provisória móvel que será utilizada durante os 3 primeiros meses.
A princípio, qualquer pessoa pode receber implantes dentários, mas eles não são a solução para todos os casos. Por isso, procure a ajuda de um profissional especializado para te avaliar. Entre em contato conosco para definir o método mais seguro e eficaz para você.
Enxertos Ósseos
Após a perda dentária, ocorre um intenso processo de reabsorção do osso de sustentação onde estavam alojados os dentes perdidos. Geralmente, a perda óssea é tão significativa que impede a colocação de implantes dentários.
Nesses casos, realiza-se uma cirurgia de enxerto ósseo para recriar o osso perdido e, em seguida, instalar os implantes.
Em alguns casos, é possível realizar o enxerto e instalar os implantes na mesma cirurgia. Em outros, após a cirurgia de enxerto, é necessário aguardar o período de 6 a 8 meses para consolidação do enxerto e formação do novo osso e, só então, instalar os implantes.
O Enxerto Autógeno é considerado o padrão ouro, no qual é removido o osso do próprio paciente, seja intra ou extra-oral. Atualmente, existem diversos biomateriais no mercado substituindo o enxerto autógeno, tais como: enxertos homólogos, bovinos, hidroxiapatita e etc.
Entre em contato com a APIO para definir o método mais seguro e eficaz para você:
E-mail: apioimplante01@hotmail.com
Telefone: (11) 2785-0766 / 2781-6266/ 97755-1550
WhatsApp: (11) 94784-4583